terça-feira, 18 de novembro de 2014

Identidade visual: Qual o momento certo de renovar?



A identidade visual reflete os valores e atributos de uma empresa/marca. É a forma como ela se apresenta para o mercado. A troca ou atualização da identidade visual é sempre um momento crítico, já que a empresa vai alterar exatamente o que a faz ser identificável pelos seus clientes ou consumidores. “Geralmente, a mudança vem marcar, tornar palpável alguma alteração no produto ou da empresa. O lançamento de uma nova linha ou aniversário também podem ser bons momentos para mudar”, explica Gustavo Bastos, sócio e diretor de criação da agência 11:21.

Na maioria dos casos de mudança da identidade visual, empresas que têm marcas já consolidadas, quando decidem modificá-las, acabam optando pelo redesenho ou atualização. “Os recursos mais utilizados são a atualização da marca /símbolo, troca de tipografias utilizadas, definição da nova paleta de cores e o redesenho das aplicações”, destaca Pedro Segreto, sócio da Caos! vídeo e design. Para Gustavo Bastos “é importante transformar sem deixar de ter um pé nas suas origens”.

Querendo ou não, com o passar do tempo as empresas enfrentam mudanças externas e também internas. Para Fernanda Galindo, sócia da agência Malagueta Criativa, o cenário vem se transformando em uma velocidade cada vez mais acelerada e mudam com ele as referências, estilo e o público consumidor. “Não atualizar sua identidade visual pode acabar levando a empresa a ter um posicionamento muito descolado de sua imagem”, conclui.

De acordo com Gustavo Bastos a simplicidade e o uso do 2D está em alta. Porém, Marcelo Alt da caos!vídeo e design, acredita que as identidades visuais e marcas não devam ser construídas pautadas por tendências momentâneas do mercado. Sendo assim, é fundamental renovar a identidade visual de uma marca. “Assim como uma pessoa, uma marca nasce, amadurece e envelhece”, conclui Fernanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário