quinta-feira, 31 de março de 2016

Com sede no Rio de Janeiro, sistema de ensino bilíngue Twice se expande para várias regiões do Brasil


Saber inglês é uma necessidade tanto hoje como amanhã e com isso o bilinguismo visa proporcionar aos alunos as competências necessárias para usar duas ou mais línguas em situações acadêmicas e sociais. Após se perguntar por mais de vinte anos porque os livros eram importados e subutilizados, Ana Maria Gurgel, que atuou como professora e coordenadora pedagógica por mais de 20 anos em cursos de idioma e escolas bilíngues do país, teve a ideia de criar o Twice, um sistema de ensino que se instala nas escolas que desejam se tornar bilíngues. Apesar do escritório base ter seu endereço no Rio de Janeiro, especificamente na cidade de Niterói, o sistema hoje atende as regiões RN, ES, MG, PR e RJ, na cidade de Friburgo.

Educadores defendem que quanto antes a criança tiver contato com uma língua estrangeira, mais natural será o processo de aprendizagem, que nesse sistema se inicia aos dois anos de idade. O material cobre os conteúdos de matemática, ciências, estudos sociais, língua, história, gramática e geografia trabalhados também numa metodologia que pensa além do conhecimento oral e escrito, levando o aluno a aprender também fora da sala de aula, em atividades que visam a experimentação e interação.

Os professores contam com:

2635 flaashcards - Atrelados à contação de histórias, à cantoria ou à mera explicação didática, os flashcards ajudam o professor a ilustrar graficamente as lições, criando atalhos visuais que facilitam a compreensão e fixação do conteúdo.



180 jogos - Bingos, dominós, memória, jogos de tabuleiro: os mais de 180 content-games criados pelo Twice para acompanhar todas as lições de matemática, ciências, estudos sociais, língua, história, gramática e geografia revisam conteúdos, reforçam o aprendizado, estreitam laços sociais e fortalecem a relação aluno-professor.



300 fantoches - O Twice não abre mão de uma boa história pra ensinar Inglês. Os fantoches são os narradores das lições: borboletas, príncipes e princesas, cobrinhas, lagartixas, macacos, são eles que trazem as boas novas, costuram os conteúdos e nos fazem lembrar do quão mágico é ser criança.



275 concretos - são os objetos que as crianças tocam, manuseiam, sentem o cheiro, analisam. Se estamos falando de perfume, o concreto será o vidro do perfume; futebol, a bola; princesas, a boneca vestida como tal. A relação do aluno com o objeto representativo do tema que ele está estudando é mais uma camada no processo de aprendizado.



100 músicas - A equipe de criação do Twice compôs 100 músicas (letra e melodia) para complementar as lições. A cantoria das músicas é sempre acompanhada das mímicas. A expressão corporal é também uma ferramenta de aprendizado da língua bem como de estruturação da mesma.



178 áudios - A língua é ao mesmo tempo visual e sonora. Tão importante quanto contextualizar o conteúdo e estudar os grafemas é saber escutar as palavras. As 178 faixas de áudio, distribuídas entre os CDs que acompanham as lições do Fundamental I, auxiliam os alunos a acostumar o ouvido e a praticar a pronúncia correta.



Com esta metodologia, o Twice se expande e conquista seu espaço no mercado de pequenas, médias ou grandes escolas, voltadas para a classe A, B ou C. Para os sócios Ana Maria e Rogério Gurgel o que importa é que com a metodologia desenvolvida pelo Twice, toda e qualquer pode ser bilíngue.





Sobre o Twice:

A nossa história juntos começa a ser escrita com esta palavra: integração. E são várias as integrações ao longo do caminho. A primeira delas se dá entre o Twice e a escola que o adota. O sistema de ensino bilíngue respeita os valores da instituição que o recebe e se adapta à sua estrutura operacional. O sistema complementa o projeto pedagógico na língua materna, potencializando o ensino como um todo. Juntos, somando forças, multiplicamos os resultados.



No chamado bilinguismo por imersão, o mesmo conteúdo ensinado na língua materna é, diariamente, revisitado, revisado e ampliado em inglês nas disciplinas de ciência, matemática, estudos sociais, história, geografia e língua.



Assim, a informação alcança o aluno de forma diversa e contextualizada, enredada em situações que trazem a realidade da criança para dentro da sala de aula. Tudo vira conhecimento mais rápido quando o conteúdo é atrelado à sua utilidade, a teoria à sua prática, e a escola ao seu grande potencial: o de janela para o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário