No repertório, canções autorais "Certas Canções", "As Aparências Enganam", "Eternamente", "Lembre-se", "Frisson", além de clássicos como "O Bêbado e a Equilibrista" de João Bosco e Aldir Blanc, "Se Eu Quiser Falar Com Deus" de Gilberto Gil, entre outras.
Nascido em Ponte Nova (MG), José Antônio de Freitas Mucci trocou a Engenharia pela música popular após passar naquele que define como “o principal vestibular de sua vida: ser gravado por Elis Regina!”. Em 1979, a cantora lançou no disco “Essa mulher”, além da música “As Aparências Enganam”, parceria com Sérgio Natureza, seu letrista mais frequente.
Para recriar “Frisson” (parceria com Natureza lançada com sucesso pelo compositor e depois regravada por muita gente, incluindo Elba Ramalho e Ivete Sangalo) Tunai chamou a cantora Patrícia Mellodi. Já “Eternamente” (com Natureza e Liliane), que tinha ficado eternizada na voz de Gal Costa, ganhou belo dueto com Zélia Duncan, em interpretação que é comentada pelo sax de Chico Amaral. Outra composição lançada por Gal, “Olhos do Coração” (parceria com Natureza que homenageia Ray Charles, Stevie Wonder e José Feliciano) volta em dueto com Jane Duboc.
Desde então, as composições de Tunai – que, na verdade, um ano antes já tinha sido gravado por Fafá de Belém (“Se Eu Disser”, outra com Natureza) – passaram a ter vez no repertório de grandes intérpretes brasileiros, numa lista que ainda inclui Nana Caymmi, Gal Costa, Zizi Possi, Simone, Jane Duboc, Elba Ramalho, Ivete Sangalo, Emílio Santiago, Ney Matogrosso, Beto Guedes e Sérgio Mendes.
Algumas dessas canções também foram lançadas e fizeram sucesso primeiro em seus discos solo. Mas, por razões insondáveis, os cinco primeiros álbuns de Tunai continuam inéditos em CD.
No restante do disco, Tunai prova que, independentemente das grandes vozes femininas e masculinas que o ajudaram a espalhar sua música nessas três décadas, também tem sido um intérprete perfeito para sua obra. É o que se ouve em blues de levadas jazzísticas como “Só de Amor” e “Blues Afins” (ambas com letras de Natureza) ou nas inéditas “Regina”, “Daniela” (respectivamente, homenagens à mulher e à filha) e “Manutenção” (na letra desta, Tunai faz um espirituoso autorretrato de seu cotidiano como músico e dono de casa).
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